Circo Unifica Movimento Em Defesa Da Democrac


      O Circo da Democracia é um fórum público para debater e propor um equilíbrio na democracia, na educação, na Justiça, na política, na economia, na mídia, na arte, na cultura e na sociedade como um todo.

      De 5 a 15 de agosto, picadeiro, palhaços e acrobacias farão parte da paisagem da Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Ponto tradicional de manifestações políticas da capital paranaense, a Praça dará lugar ao Circo da Democracia, idealizado pela articulação Advogados pela Democracia. Passa de 100 o número de entidades que aderem à proposta, entre elas as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos culturais, sindicais, estudantis e do campo.

A expectativa dos organizadores é promover um amplo fórum popular de debates sobre os rumos da democracia brasileira. Pela grande adesão de diversos setores, o circo também unifica a resistência ao golpe e às tentativas de retiradas de direitos sociais e trabalhistas, protagonizadas pelo governo interino de Michel Temer e pelo Congresso Nacional. As datas coincidem com o período em que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff deve ser votado no Senado.

"É um momento de abrir e aprofundar a reflexão, porque todos nós temos certeza que se abre no Brasil um novo processo de discussão longo, profundo e denso”, afirma Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor de Direito na PUC/PR e membro da articulação Advogados pela Democracia. "Nada é mais simbólico do que um circo para representar a cultura popular, que se expressa como arte, consciência e transformação", explica, sobre o formato escolhido pelos movimentos para contrapor o cenário de violação à democracia e de avanço do conservadorismo.

 

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2016/07/15/circo-unifica-movimento-em-defesa-da-democracia-em-curitiba/.

Postado em 26/07/2016

mais artigos >>
clique para ampliar