11 Anos Da Lei Maria Da Penha


Há 11 anos foi aprovada a Lei Maria da Penha (11.340/06), que torna crime a violência doméstica e familiar contra a mulher. Para comemorar a data e aprofundar melhor nos dados sobre o tema, o Instituto Maria da Penha lançou nesta segunda-feira (7) o projeto Relógios da Violência, que estima quantas mulheres são diariamente agredidas física ou verbalmente no Brasil. 

O projeto é baseado em um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostra que a cada dois segundos uma mulher sofre violência. E por este motivo, o relógio do site funciona com metade da velocidade de um aparelho normal.

Além disso, o site traz – de maneira simples e didática – informações sobre os 6 tipos diferentes de violência contra a mulher, sendo física, verbal, psicológica, patrimonial, sexual, e moral. Explica-se ainda o ciclo de violência e quais são as maneiras de prevenir e combater a situação.

 O Brasil, é o 5º país mais violento com mulheres – o Instituto acredita que é necessário “pulverizar a informação para que homens e mulheres se conscientizem do cenário violento que vivemos”.

Segundo Maria da Penha Fernandes, “a informação é uma grande aliada das mulheres quando o assunto é violência doméstica e familiar: é preciso conhecer as diversas formas de agressão e promover o acesso à Lei Maria da Penha em larga escala”.

“Para a mulher, a lei trouxe o reconhecimento de que ela [a mulher] está em um situação especial de vulnerabilidade e naquela circunstância necessita de ajuda. E ainda que, se você não encarar a violência dessa forma, a mulher pode vir a ser uma vítima de feminicídio”, conta a promotora Fabíola Sucasas.

Para impulsionar o apoio ao projeto, o Instituto Maria da Penha lançou também a hashtag #tanahoradepararVeja mais aqui

 

Fonte:http://justificando.cartacapital.com.br/2017/08/07/11-anos-da-lei-maria-da-penha-instituto-lanca-relogio-da-violencia-no-brasil

Postado em 09/08/2017

mais artigos >>
clique para ampliar